quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

104 x Manoel de Oliveira

"Uma homenagem a Manoel de Oliveira"
por Paulo Galindro
técnica mista sobre MDF
Novembro de 2012 





“Aniki Bebé, Aniki Bobó
Passarinho Totó
Birimbau, cavaquinho
Salmonão, Sacristão

Eu sou polícia, tu és ladrão
Eu não quero ser ladrão
Tenho medo à prisão
Aniki Bebé Aniki Bobó”



Há umas semanas atrás, a marca Princess Pea, com quem já colaboro desde o seu início, desafiou-me a conceber uma ilustração de homenagem ao cinema português, e muito especialmente ao seu mestre - embaixador, Manoel de Oliveira. E nada melhor do que mostrá-la aqui no dia em que ele celebra a magnífica idade de 104 anos.
Esta ilustração bebeu inspiração no filme Aniki Bóbó - que eu já vi um sem número de vezes e que é das coisas mais doces e inocentes que já me passaram pelos olhos - muito especialmente no personagem Pompeu (interpretado pelo actor Feliciano david), que tem uma imagem adorável. É pois um cruzamento entre os sonhos do menino Manoel de Oliveira e dos personagens que criou, porque no fundo, é exactamente isso que se passa... criador e criação culminam num mesmo vértice da pirâmide criativa.

Esta ilustração tem um segredo, um enorme segredo, que eu só revelarei daqui a uns dias.

Até lá, sigam sempre pelo bom caminho!


Parabéns Manoel de Oliveira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...