quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

2011 - Ano Internacional das Florestas



2011 - Ano Internacional das Florestas
Técnica mista sobre cartão
25 x 36 cm

Mais uma ilustração para a capa do destacável "Rebentos" que integra a publicação bimestral "Folha Viva", uma revista de ambiente do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio de Coina, produzida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro.
Gosto muito destes trabalhos "soltos" porque - estando livres de um qualquer fio narrativa, como é o caso dos livros - permitem-me com uma grande liberdade criativa experimentar novas formas de expressão e técnicas. Por outro lado, estas experiências apontam-me novas orientações para o meu trabalho, num ciclo vicioso que me dá um prazer enorme. Nesta ilustração, cujo tema foi "2011 - Ano Internacional das Florestas", optei por experimentar carimbos, feitos por mim especificamente para este trabalho, e ainda pela colagem de diversos materiais.
Gosto muito de trabalhos em que me liberto dos conceitos tradicionais que se normalmente se atribuem ao acto de desenhar e de pintar, que é exactamente o caso desta ilustração.  Quando dou workshops, especialmente às crianças, gosto de mostrar estes trabalhos para que eles possam aperceber-se que o desenho e a pintura são muitíssimo mais vastos do que o mero uso do lápis ou pincel, materiais aos quais eles estão extremamente presos.

E vocês, já experimentaram expressar a vossa criatividade com açafrão, vinho do porto ou café?

2 comentários:

isabel ribeiro disse...

Lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Parabéns.

Ana Oliveira disse...

Adorei a ilustração. Já a divulguei num dos nossos blogues:
http://bio-terra-mar.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...